Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ê realmente perigoso?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Ê realmente perigoso?

Postado originalmente por luiz Ver Post
    Cara eu investigaria a "suspension" (tenho que escrever assim, senão vira tudo asterisco).
    Com o carro levantado você consegue virar as rodas com as mãos sem dificuldade? Se tiver sentindo alguma coisa pode ser alguma peça pegando mesmo.
    Ai eu já descarto a configuração dos pneus caso eles estejam bem calibrados.
    O amortecedor de direção já foi verificado?
    Eu aposto em algo com defeito no sistema mesmo e não Caster e nem pneu.
    Boa sugestão!
    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

Comment

Postado originalmente por GEDSELLET Ver Post
      Olha Madai, aconteceu + ou menos a mesma coisa comigo:
      Fui colocando calços progressivamente + grossos, mas em CIMA, e não senti praticamente nenhuma alteração em termos de manobrabilidade e de estabilidade.
      Isto antes de colocar pneus + finos na dianteira, quando a direção ficou ótima para manobras mas em compensação o carro ficou instável a partir de 80km/hr.
      Essa semana vou tirar os calços e manter pneus finos na frente e verificar os items manobrabilidade e estabilidade em média/alta velocidade.
      Agora tem o seguinte:
      160km/hr >> o meu carro não chega lá (ainda + com pneus 165 R15 na traseira).
      Essa velocidade eu coloquei uma única vez por alguns micro-segundos, só que... era um Dodge Charger RT e percebi que o capô estava afundando!
      Por um bom tempo, insisti nos pneus tamanho original, pois não gostava muito do visual sapão que pneus largos davam, mas depois que coloquei 195/65R15, a melhora na estabilidade foi tão grande que nunca mais quis voltar para pneu original, tanto diagonal como radial (Firestone F560 165R15 e Kelly 165R15), e a direção nem ficou muito pesada, ficou pouca coisa mais pesada. Realmente, com 165R15 já dava medo andar a mais de 120km/h, hoje dá para puxar 160km/h. Cagaço é puxar 140km/h na Kombi 73, hehehehe, os 4 tambores não param a perua!
      Tenta a sugestão do Luiz, levanta a frente e, com a direção destravada, gire as rodas com as mãos e veja se não tem algo interferindo.
      Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

Comment

Prezados Luiz e Madai,
        levantando a frente o volante fica leve e volto a dizer:
        Com pneus finos na frente (5.60 15 diagonais) fica ÓTIMO para manobrar, mas...
        como está com radiais atrás, creio que compromete a estabilidade a partir de 80km/hr >> comprovando a recomendação de fabricantes para não misturar radiais com diagonais num mesmo carro.
        Vou tirar o calço do tubo superior que eu coloquei anteriormente (tentativa de deixar leve em manobras com as 4 rodas com 165 R15 em rodas de tala 5,5"), mas essa alteração do caster não resultou em alteração nenhuma tanto na manobrabilidae como na estabilidade em alta velocidade.
        Colegas, me deem um tempo até eu tirar os calços que eu faço um relato.
        saudações

Comment

Removidos os calços do tubo superior da suspensão, temos agora algumas conclusões:

1o. Mito: Caster influencia a manobrabilidade >>> MITO DETONADO , não tem a ver!
          2o. Mito: Não pode misturar pneus radiais com pneus diagonais >>> MITO DETONADO, desde que no mesmo eixo, tudo bem, conforme já tinham opinado os colegas : Luiz e Celso Soares.

Próximo Mito a ser detonado: o arame das molas de válvulas do motor torque é mais grosso que o arame das do motor pré 84. (rssssssssss) !!!

Saudações

Comment

Removidos os calços do tubo superior da suspensão, temos agora algumas conclusões:

1o. Mito: Caster influencia a manobrabilidade >>> MITO DETONADO , não tem a ver!
            2o. Mito: Não pode misturar pneus radiais com pneus diagonais >>> MITO DETONADO, desde que no mesmo eixo, tudo bem, conforme já tinham opinado os colegas : Luiz e Celso Soares.

Próximo Mito a ser detonado: o arame das molas de válvulas do motor torque é mais grosso que o arame das do motor pré 84. (rssssssssss) !!!

Saudações
            Gedsellet, solicito que o senhor faça o preenchimento de seus dados no perfil de usuário e também na sua assinatura.

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...0284#post40284

e quanto ao seu próximo "mito", acho que sua pergunta deveria ser:
            Qual a diferença da liga do aço e da tempera destes, nos dois tipos de molas que proporcionou a direrença de qualidade mencionada?
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
              Gedsellet, solicito que o senhor faça o preenchimento de seus dados no perfil de usuário e também na sua assinatura.

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...0284#post40284

e quanto ao seu próximo "mito", acho que sua pergunta deveria ser:
              Qual a diferença da liga do aço e da tempera destes, nos dois tipos de molas que proporcionou a direrença de qualidade mencionada?
              e digo mais ..

embasado em que , vc diz que o caster não tem relação com a '' dureza ou leveza '' da direção ?

Foram milhares de horas de estudo de engenheiros e vc diz que não tem nada a ver ? simples assim ??

Do it yourself !

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

VW BRASILIA 1.600 AR.
              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

Comment

Coloque 110km/h tente fazer uma curva um pouco mais fechada com esses diagonais na frente e os radiais empurrando lá atrás. Mas escolha um lugar que não tenha poste!
                Cuidado que a verdade não é absoluta, o pessoal está tentando te orientar e você rebatendo. O caster influencia e muito no peso do volante ao fazer curvas, quanto maior a velocidade maior será sua percepção sobre o peso de retorno do volante.

SDS.
                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Postado originalmente por luiz Ver Post
                  Cara eu investigaria a "suspension" (tenho que escrever assim, senão vira tudo asterisco).
                  Com o carro levantado você consegue virar as rodas com as mãos sem dificuldade? Se tiver sentindo alguma coisa pode ser alguma peça pegando mesmo.
                  Ai eu já descarto a configuração dos pneus caso eles estejam bem calibrados.
                  O amortecedor de direção já foi verificado?
                  Eu aposto em algo com defeito no sistema mesmo e não Caster e nem pneu.

é pq o correto é suspensão com S, aí o museu tinha configurado para aparecer *** qdo escrevesse com ç, assim como tinha colocado para aparecer * quando alguém digitasse ffb

tirei estas palavras da lista de palavrões bloqueados
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

Comment

Aos que postaram para ajudar o amigo que acha que é mito e que pode-se colocar pneus de tipos diferentes nos eixos, o caster, caber e convergência regulados, são meras formalidades, ou mito que não tem fundamento técnico vamos deixar ele fazer como quiser e depois se acontecer algum acidente, não venha reclamar que não avisamos ele das consequências de fazer como quer sem conhecimento não só técnico mas tbm conforme orientação do próprio fabricante do veiculo e dos componentes envolvidos na segurança do usuário do equipamento(veículo) em questão.

Como já havíamos dito, pneus diagonais não se monta em conjunto com pneus radiais, pois não têm a mesmas características técnicas, mas pode-se montar pneus radiais ou diagonais de tamanhos diferentes obedecendo o mesmo modelo e tamanho por eixo, se for diagonal, montar os 4 pneus diagonais, se for radial, montar os 4 diagonais.

Caster faz sim alterar o 'peso' da direção, pois faz com que quando esterçado o sistema retorne sozinho para o ponto de referência da direção, se for maior o angulo, mais resistência para esterçar vai existir, fazendo assim ficar mais pesado pra esterçar.

Rodas divergentes tbm torna a dirigibilidade ruim, fazendo ficar a direção pesada, pois as rodas ficam 'abertas' na frente, fazendo com que tenha de aumentar o esforço pra poder fazer virar no momento de alterar a direção da roda.

Resumindo, vc depois de instalar pneus mesmo que sejam novos de mesma características que estavam no veiculo, tem obrigatoriamente de conferir o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas, e conferir a cada 3000 km, dependendo da condição de uso .
                    Anor Mecânico

Reparação Automotiva
                    Instalação de Acessórios
                    Personalização de Motores
                    Adaptação de Equipamentos
                    Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

Aos foristas: Brasa74, Marcos 22, luismj

1o. Paz: ninguém é dono da verdade.
                      2o. Por favor leiam toda a sequência da discussão, aí verão que escrevi que o caster AFETA SIM a estabilidade em vellocidade, tanto que eu removi os calços que tinham sido colocados no afã de MELHORAR a MANOBRABILIDADE na GARAGEM e para estacionar o carro.
                      Em nenhum momento escrevi que o cáster não afeta a DIRIGIBILIDADE em médias e altas velocidades.
                      Agora ... é o seguinte NÃO quero voltar a esse tema porque minhas conclusões foram feitas, mas tudo leva crer que ...
                      o Museu fez escola

Comment

Aos foristas: Brasa74, Marcos 22, luismj

1o. Paz: ninguém é dono da verdade.
                        2o. Por favor leiam toda a sequência da discussão, aí verão que escrevi que o caster AFETA SIM a estabilidade em vellocidade, tanto que eu removi os calços que tinham sido colocados no afã de MELHORAR a MANOBRABILIDADE na GARAGEM e para estacionar o carro.
                        Em nenhum momento escrevi que o cáster não afeta a DIRIGIBILIDADE em médias e altas velocidades.
                        Como disse, a verdade não é absoluta. De que adianta ficar melhor para manobrar e instável e perigoso em alta?
                        Estas afirmações da maneira como escreve podem ter como consequência, induzir terceiros a fazer uma bobagem em vias de transito rápido, talvez sem volta!

O caster afeta a manobrabilidade, pois na medida que você aumenta ou diminui o seu ganho ao girar o volante a roda tende a se inclinar afastando a área de contato do pneu com o solo diminuindo o atrito. Coloque pneus largos e notará claramente esse efeito o que não é tão nitido com os pneus diagonais.

SDS.
                        Last edited by luismj; 18-04-2013, 07:19 AM.

Comment

Para um bom entendedor , um pingo é letra ..

é só tomar mais cuidado ao redigir um texto sobre determinado tema .

Se quizer citar as '' lições '' da escola, fique a vontade.
                          estamos aqui pra divergir opiniões . é o espirito de todo fórum .

abraço .

Do it yourself !

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

VW BRASILIA 1.600 AR.
                          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

Comment

De tudo que já ví, o que mais afeta o peso do volante em carros que não tem direção hidráulica é pneu careca!
                            Quem já teve um carro usado nessas condições e foi até a loja e colocou os quatro novos com alinhamento, balanceamento e pressão adequada dos mesmos parece até que o carro saiu novo da loja de tamanha diferença!

SDS

Comment

1o - PAZ !!! Hehehe

2o - Gedsellet, preencha seus dados conforme já foi pedido e assim venho novamente pedir cordial e educadamente.

3o - Reitero todos as informações importantíssimas prestadas pelo MODERADOR LuisMJ e reforço no quesito calibragem! Sempre devemos estar atentos a ela, pois faz uma diferença grande na maciez mas maior ainda na segurança ao dirigir.
                              Os fabricantes recomendam verifica-la a cada semana!

Precisando... Estamos ai!
                              D O U G L A S
                              Brasilia 1974 - "Marrom"

São Miguel do Oeste - SC
                              ++++++++++++++++++++
                              FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

++++++++++++++++++++

RUMO AOS 1000 POSTS,
                              MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

Comment

nos textos anteriores disseram que os MITOS foram quebrados, enfim..
                                se o veiculo for levado a uma oficina especializada para ser feito o devido serviço, não deverá em hipótese alguma ficar com a direção 'pesada',independentemente do tipo e tamanho do pneu. Isso não é mito, é sim coerência técnica.

No caso de o pneu ficar pegando na suspensão, ou depois de feito a regulagem do limitador de esterçamento, ou se fica pesada para esterçar parado, então se vc gosta de pneu largo, infelizmente vai ter de conviver com essa característica técnica que a mudança do pneu implica.

Meu Fusca tbm é baixo, tem pneus largos e rodas 15 (195x60-15), sei que existem algumas limitações em usar esse tipo de pneu no carro, então eu me adapto à característica técnica que apliquei no carro ou volto ele para o original e tenho direção leve, e angulo maior de esterçamento.

Enfim, como digo, gosto não é pre ser discutido, e sim apreciado e aturado pelo usuário, mas não deixando de manter as condições de segurança.
                                Anor Mecânico

Reparação Automotiva
                                Instalação de Acessórios
                                Personalização de Motores
                                Adaptação de Equipamentos
                                Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                                e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

Working...
                                X